Tuesday 23 October 2007

GROOTFONTEIN

Grootfontein é atravessada pela B8, a Estrada Nacional Namibiana que liga Windhoek à Faixa Caprivi, na parte nordeste da Namibia. O nome da cidade do Triangulo Otavi, é African e significa “Primavera Grande”. Em 1885, 40 familias Boer provenientes do noroeste da África do Sul, instalaram-se aí. Os “Dorstland Trekkers” foram conduzidos para Angola para se lá fixarem, mas entretanto tornou-se numa colónia Portuguesa, eles sairam e fundaram a “Republic Upingtonia”, em Grootfontein. Dez anos mais tarde, começaram operações de mineração. Os alemães tomaram o controlo e estabeleceram uma base militar como porta para a Faixa Caprivi.

Tal como as outras cidades do Triângulo Otavi, Grootfontein é muito verde e na primavera, muitas Jacaranda podem ser vistas em todo oseu explendor púrpura. A pequena cidade de cerca de 10000 habitantes é ideal para pernoitar se está de viagem para Caprivi ou Bushmanland. A velha fortaleza alemã Schutztruppe do ano 1896 merece uma visita, sendo hoje em dia um museu da história local.

Grootfontein tem algo de especial para oferecer: na Quinta Hoba, a 24 km de distancia da cidade, encontra-se o maior meteorito alguma vez encontrado.

Meteorito de HOBA – o maior meteorito conhecido no Mundo


O meteorito está localizado na Quinta de Hoba, nos arredores de Grootfontein. Foi descoberto e pela primeira vez descrito por J. Brits em 1920. O seu testemunho pode ser observado no Museu de Grootfontein. O meteorito pesa aproximadamente 60 toneladas e mede cerca de 2,95 m de comprimento por 2,84 metros de largura. Não é só o tamanho e o peso que o tornam o mais conhecido metorito do mundo, mas também a sua forma cúbica que é bastante rara nos meteoritos. Foi declarado monumento nacional em Março de 1955, mas apesar disso foi vandalizado ao longo dos anos. A idade estimada do meteorito é de 200 a 400 milhões de anos e caiu na Terra à aproximadamente 80000 anos atrás. O metorito de Hoba é constituido por 82% de ferro, 16% de niquel, 1% de cobalto e vários outros elementos. Em 1985 a empresa Rossing Uranium Lda disponibilizou um fundo para evitar a degradaçao e o vandalismo no monumento. O local foi doado ao Estado pelo dono da Quinta, para fins educacionais, em 1987 e foram criadas instalações turÍsticas de apoio. Como resultado destas acções, o vandalismo do meteorito de Hoba acabou e agora é visitado por milhares de pessoas todos os anos.

No comments: