Monday 22 October 2007

História da Namíbia - 1. Parte

A história da Namíbia passou por diversas etapas, a Namibia como estado moderno e independente apenas existe desde que a África do Sul deixou o controlo do país em 1989. No início do século XX, a Namibia era uma colónia alemã (German South West Africa – Sudoeste Africano Alemão). A partir da Primeira Guerra Mundial, tornou-se um território administrado pela Liga das Nações. A seguir à Segunda Guerra Mundial, as Nações Unidas mandataram a África do Sul para exercer o controlo do país enquanto África Sudoeste, sendo administrado por um administrador geral Sul Africano.

História pré colonial

Há uma grande quantidade de pinturas rupestres na Namíbia. O local arqueologicamente mais famoso é a Cave Apolo 11, contendo pinturas com 25000 anos. Os Bushmen (homens primitivos, também chamados San) são unanimamente conhecidos como sendo os primeiros habitantes da região compreendida a actual Namíbia, Botswana e África do Sul. Os Bushmen eram caçadores e colhiam aquilo que a natureza lhes dava, com um estilo de vida nómada. A sua dieta era constituida por frutos, nozes e raízes, mas também caçavam diferentes tipos de antilope. Ao longo dos tempos diferentes grupos étnicos de imigrantes estabeleceram-se na Namibia.

Influência europeia e colonização

O primeiro europeu a colocar o pé em solo Namibiano foi o português Diogo Cão, em 1485, que parou brevemente na Skeleton Coast, onde fez uma incursão, na sua missão exploratória da costa oeste de África.
O europeu que visitou a Namíbia a seguir foi também um português, Bartolomeu Dias, que parou num local que hoje se chama Walvis Bay e Lüderitz (que ele chamou Angra Pequena) na sua viagem de ida para o Cabo da Boa Esperança. A agressividade do Deserto do Namibe constituiram uma barreira inultrapassavel e nenhum deles logrou entrar no continente.
Em 1793 a autoridade Holandesa no Cabo decidiu tomar o controlo de Walvis Bay, pois era a única baía de águas profundas ao longo da Costa de Skeleton. Quando o Reino Unido tomou o controlo da Colónia Cabo em 1797, também tomaram Walvis Bay. Mas a comunidade branca na área era limitada, e nem Holandeses nem Britanicos penetraram muito no continente.
Um dos primeiros grupos de Europeus a mostrar interesse na Namíbia foram os missionários. Em 1805, a Sociedade Missionária de Londres começou a trabalhar na Namíbia, indo do norte até á colónia Cabo. Em 1811 fundaram a cidade Bethanie no sudeste Namibiano, onde construiram uma igreja, que é hoje, o mais antigo edifício da Namíbia. Nos anos 40 a Sociedade Missionária do Reno, alemã, começou a trabalhar na Namíbia e a cooperar com a Sociedade Missionária de Londres.
A primeira reclamação de território numa parte da Namíbia aconteceu em 1878, quando a Inglaterra anexou Walvis Bay em nome da Colónia Cabo, confirmando o seu estabelecimento de 1797. A anexação foi uma tentativa de acabar com as ambições germanicas na área, e também para garantir o controlo das baías com águas profundas da Colónia Cabo e outras colónias britanicas na costa oeste de África.

No comments: